Cinco pilares para estruturar um negócio duradouro

Matheus Bazzo
2 min readApr 22, 2024

--

Esse texto faz parte de uma série de reflexões publicadas nos Estudos Estéticos, minha newsletter semanal. Algumas expressões podem fazer referência aos e-mails semanais ao longo do texto.

Quando comecei a trabalhar profissionalmente no início da vida adulta, eu achava enfadonha a ênfase que muitas empresas davam à ideia de que elas tinham uma missão, visão e valores. Essas três palavras (missão, visão e valores) soavam vazias e desnecessárias. Parecia um discurso falso inventando artificialmente pelas empresas para justificar suas ações. Toda a linguagem empresarial parecia-me forçada e inevitavelmente fútil. Até que eu criei a minha empresa.

O escritor inglês C. S. Lewis explica que quando um barco começa sua expedição, as primeiras coordenadas definidas para a trajetória são as mais cruciais. Isso porque as coordenadas iniciais são as que mais determinam o destino final da expedição. Uma variação de um grau no início pode acarretar em um erro incorrigível no final do trajeto. Com isso o escritor explica que as intenções originárias de um empreendimento determinam o seu destino final. Ou seja, os propósitos com os quais sacramentamos nossas ações são fundamentais para nosso sucesso. Precisamos investigar os fundamentos dos nossos empreendimentos para assegurar que estamos os firmando em chão seguro.

Semana passada fizemos um evento interno em minhas empresas onde apresentamos os projetos para 2024. No evento também recapitulamos nossa missão e nossos objetivos. Ali eu pude revisitar os fundamentos do nosso negócios.

A verdade é que nesses mais de seis anos de vida, conseguimos desenvolver uma filosofia de negócios muito arrojada. Somos empresas que procuram expandir a cultura cristã. Para realizar essa missão, foi necessário garantirmos integridade e clareza em nosso propósito. Tenho absoluta certeza de que nosso jeito de pensar empresa pode ajudar muitas pessoas em seus próprios negócios.

É por isso que vou inaugurar uma série aqui em nossos Estudos Estéticos. Será a série “Cinco pilares para um negócio duradouro”. Nas próximas cinco semanas teremos uma reflexão explicando cada um desses pilares. São os cinco princípios que usamos internamente para nossos negócios. Vamos revelar pela primeira vez eles ao público.

Para dar um gosto do que vem por aí, vou deixar aqui o título de cada um dos pilares:

  1. Uma empresa é um bem
  2. O apostolado da coisa em si
  3. A atenção é a substância da vida
  4. O espírito criativo
  5. A Igreja como matriz institucional

Nos próximos textos eu falarei sobre cada um desses pilares.

--

--

Matheus Bazzo

Empreendo, escrevo e registro em fotos | Co-founder: @lumine.tv /@minhabibliotecacatolica / @peregrinoapp