Acúmulo católico

Matheus Bazzo
3 min readNov 6, 2023

--

Texto publicado originalmente em 29 de julho de 2019 no meu falecido Facebook

É proibido tirar essa foto, mas eu tirei. Esse pilar borrado ao fundo da imagem é a localização exata do túmulo de São Pedro Apóstolo nas escavações das catacumbas embaixo do altar da Basílica de São Pedro. É possível reservar excursões para as catacumbas de tempo em tempo. É algo um pouco restrito, mas tive a sorte em uma passada por Roma com minha mãe e consegui duas vagas para participar de uma das excursões. Não é autorizado o registro fotográfico das escavações, mas eu fotografei mesmo assim. Já explico o porquê.

Você encontra com facilidade a história desse túmulo em diversos livros e relatados na internet. Resumindo: o altar da Basílica de São Pedro foi construído exatamente em cima do túmulo de São Pedro Apóstolo. Em cima do túmulo foram levantadas ao longo da história diversas estruturas que acabaram culminando na Basílica atual. E o mais impressionante: essa é uma descoberta arqueológica recente. Em um mundo que contradiz todas as realidades da nossa fé, como não ver nisso um sinal da realidade do Credo? Como uma semente plantada no túmulo da promessa de Cristo, nasce uma série de edifícios que sucessivamente culminam na atual Basílica com um estilo arquitetônico eclético e quase caótico. Quase caótico, mas ao mesmo tempo com unidade. Unidade indissolúvel mesmo diante dos piores escândalos. Um matrimônio inabalável. Católico.

O mundo moderno é tão caótico e feio, especialmente para quem vive a experiência estética de viver no Brasil, que essa é uma realidade muito nebulosa e difícil de manter viva em nossos corações. Mas a verdade é que uma promessa foi feita a Pedro e Deus não abre mão de Sua palavra. Hoje tomei um café com Italo Marsili e a percepção dessa realidade profundamente verdadeira e igualmente católica foi um dos assuntos da conversa. Lembrei da foto que tirei.

Mas como essa continuidade da Promessa a Pedro se dá? Da mesma forma que os edifícios foram sendo construídos em cima do túmulo do apóstolo: um conjunto de pilastras fortes, outras pilastras fracas, paredes e blocos desnecessários, colunas imensas que mantém o balanço do edifício, buracos e rachaduras assustadoras, irregularidades e absurdos para uma construção planejada pelo homem. Mas regularidade e realidade para uma construção planejada por Deus.

É claro que existem diversas razões para não se crer mais nessa promessa. Há razões altas levantadas por pessoas bem informadas que conhecem o drama e a história da Igreja e há razões baixas ditas por quem não reconhece a autoridade da Igreja e não tem conhecimento suficiente da sua história. Mas as diversas razões não têm Razão. Não tenho pretensão de mudar a opinião de ninguém, só quero mostrar essa foto e atestar um fato: Cristo fundou uma Igreja e ela é nossa casa definitiva.

Alguém poderia objetar que não é possível ver na Igreja de hoje uma casa segura e bela. Que as coisas não são tão claras assim e que não vivemos mais uma fase gloriosa da Igreja. É verdade, hoje em dia a Igreja não parece uma casa segura. Mas uma pilastra com menos de um metro e meio parece uma sustentação segura para um edifício de mais de 130 metros de altura? São Pedro, um pescador sem educação formal para a época, parece um líder razoável para estar a frente da maior instituição da história da humanidade? O vilarejo de Belém, uma cidade na periferia do Império Romano, longe de qualquer efervescência cultural, parece o local apropriado para nascer o Salvador da humanidade? Não, nada disso parece crível. Mas é chegada a hora de aceitar que Cristo não é um homem de aparências. Cristo é um homem de realidade e de promessa. Suas palavras não passam. A pilastra segue em pé e para sempre seguirá.

PS: é proibido tirar fotos do túmulo porque o flash das fotografias e as luzes das câmeras podem danificar a rocha e as inscrições na pedra. Como eu usei uma câmera analógica com filme e sem flash, isso não acarreta em nenhum risco de danos. O segredo foi dar uma pigarrada forte para disfarçar o barulho do disparo da máquina. Funcionou.

--

--

Matheus Bazzo

Empreendo, escrevo e registro em fotos | Co-founder: @lumine.tv /@minhabibliotecacatolica / @peregrinoapp